LANÇAMENTO

“A produção de Cao Guimarães acaba se encaixando por ele ser esse poeta visual que vê a beleza nas pequenas coisas”

Pesquisadora Cássia Takahashi Hosni fala ao Painel Acadêmico sobre seu novo livro, “Inventário da obra audiovisual de Cao Guimarães”

Fruto de uma pesquisa iniciada em 2012, o livro de Cássia Hosni cataloga o patrimônio artístico de Cao Guimarães, analisando as obras produzidas entre 1986 e 2015.

Cao Guimarães, objeto de estudo desta pesquisa, é cineasta e artista plástico, transita no cruzamento entre as artes visuais e as artes plásticas, passando pela fotografia e pelo cinema documental. Para cada obra cria um mundo novo de acordo com suas próprias regras, de forma que seu trabalho é em si uma invenção.

“Ele [Cao Guimarães] permeia todas essas formas de produção sem necessidade de rótulos. A sua produção acaba se encaixando justamente por ele ser esse poeta visual que vê a beleza nas pequenas coisas, nas questões do cotidiano. Mas que por trás dessa simplicidade existe uma construção extremamente rica [...]”, explica a autora.

Partindo de uma analise metodológica de obra a obra, Cássia Hosni propõe um contato mais profundo com a obra desse artista visual, que é paradoxalmente simples e complexa.

Veja a entrevista na íntegra no vídeo abaixo: 

O livro Inventário da obra audiovisual de Cao Guimarães,  de Cássia Takahashi Hosni,  já está disponível na loja virtual da Editora Alameda e pode ser comprado neste link.

Confira