MÚSICA

4 livros para saber mais sobre música brasileira

Aproveite o carnaval para ler os títulos da Editora Alameda que analisam a música brasileira

Em homenagem ao carnaval, a coluna “Para Saber Mais” separou quatro livros da Editora Alameda que reconstroem os passos da música brasileira. Historiadores e musicólogos revisitam os grandes momentos da música popular e tentam traçar novos paradigmas sobre essa arte popular.

Comece por História e música no Brasil, essa coletânea de ensaios organizada por José Geraldo Vinci de Morais e Elias Thomé Saliba busca estreitar os laços entre a historiografia e sonoridade. Os autores se aventuram no território quase desconhecido que é o passado musical brasileiro. As pesquisam partem da música religiosa, passando pela música produzida durante o Império, chegando até os choros e arranjos de Pixinguinha.

História e Música no Brasil, por José Geraldo Vinci de Morais e Elias Thomé Saliba (Orgs.) está disponível para compra neste link.

Como continuação, indicamos o livro de Virgínia de Almeida Bessa, A escuta singular de Pixinguinha que trata justamente da trajetória do compositor. A obra foca na década entre 1920 e1930 em que Pixinguinha construiu sua reputação e deu o tom pessoal às suas composições, sempre marcadas a mistura de ritmos. A historiadora periodiza a década para dar conta da complexidade de seu objeto de estudo, e assim, compreende melhor todas as facetas do compositor.

A escuta singular de Pixinguinha: História e música popular no Brasil dos anos 1920 e 1930 por Virgínia de Almeida Bessa está disponível para compra neste link.

Em seguida, parta para Música em 78 Rotações, livro de Camila Koshiba Gonçalves, ganhador do Concurso Sílvio Romero de Monográfias sobre Folclore e Cultura Popular promovido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A historiadora investiga os hábitos musicais em São Paulo no início da Era do Rádio, os anos 30. Camila Koshiba percorre a história da consolidação da gravação elétrica no Brasil, acompanhando esse novo universo das gravadoras nacionais e internacionais, dos discos e das estrelas do mundo da música.

Música em 78 Rotações: “Discos a todos os preços na São Paulo dos anos 30” por Camila Koshiba Gonçalves está disponível para compra neste link.

Para terminar as leituras do feriado, fique com Almirante, livro que tenta desvendar as várias identidades desse importante personagem da indústria fonográfica e radiofônica. Almirante foi radialista, musicólogo, pesquisador, interprete musical, entre outras coisas, e a partir de todas essas funções foi o catalisador da música brasileira. Giuliana Souza de Lima ganhou o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2013 pela pesquisa que embasou este livro.

Almirante “a mais alta patente do rádio” e a construção da história da música popular brasileira (1938-1958) por Giuliana Souza de Lima está disponível para compra neste link.

Confira