CURSO RÁPIDO

Não é preciso 'saber desenhar' para ser cartunista, importante é ter bom olhar, diz Fernando Carvall

Diretor do Estúdio Saci, artista plástico oferece curso sobre desenho de humor em narrativa a partir de novembro em parceria com a Alameda Editorial

Não é preciso saber desenhar para ser um bom cartunista. O importante é ter um bom olhar e saber como funcionam as figuras de linguagem. É o que explica Fernando Carvall, diretor do Estúdio Saci. Autor de milhares de charges estampadas nas páginas de jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico, o artista plástico oferecerá, a partir do próximo mês, o curso Desenho de Humor em Narrativa, em parceria com a editora Alameda.

“O suporte [da charge] é o desenho, mas existem grandes cartunistas que não tem um bom desenho. É isso que eu pretendo cravar no aluno. Explicar a importância das figuras de linguagem na charge, de como funciona a metáfora e a hipérbole, por exemplo”, afirma Carvall.


Com traços simples e ironia, Carvall aponta hipocrisia no cenário político global

No curso, os alunos aprenderão como são construídas as estruturas deste tipo de linguagem, com aulas sobre composição e cor dos desenhos, além de orientações de como podem ser identificados e diferenciados os diferentes tipos de desenhos de humor em narrativa, como charges, cartoons e tiras.

Não há nenhuma restrição para participação no curso. “Basta gostar e estar pré-disposto a desenhar e se expressar”, explica Carvalho. De acordo com ele, durante as aulas os alunos poderão usar apenas a “linha”, um dos elementos plásticos mais básicos.


Caricatura de Tim Maia, por Fernando Carvall

“A pessoa pode saber desenhar apenas aqueles bonecos de palitinhos. Não importa. Se tiver um balão de diálogo que dê algum sentido, pode ser uma grande narrativa”, explica Carvall. “Nossa ferramenta de trabalho é o olho. Tem que aprender a olhar. Pode até não desenhar, mas aprende a identificar”, completa.

“Desenho de Humor em Narrativa” contará com carga horária total de 12 horas, divididas em quatro aulas que acontecerão nos dias 19/11, 26/11, 3/12 e 10/12, das 15 às 18 horas.

Para se inscrever, basta entrar em contato com a Alameda Editorial, pelo email adm@alamedaeditorial.com.br ou pelo telefone (11) 3012-2403. As inscrições também podem ser realizadas pelo Instituto Saci, no telefone (11) 2337-8450. O valor total do curso é de R$ 670. Os pagamentos podem ser parcelados, por meio do sistema PagSeguro. Pagamentos à vista, no boleto, contarão com 10% de desconto.

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Confira