LIVROS | LANÇAMENTO

Brasil: Múltiplas Identidades (Volume 2)

Este segundo volume do livro Brasil: Múltiplas Identidades retoma e atualiza os Brasis escolhidos na primeira edição para ampliar a reflexão acerca de identidades plurais que nos ajudem a pleitear novos papéis no cenário global.

A obra é aberta com o texto “Brasil: o Desafio de um Posicionamento Múltiplo”, elaborado a partir de apresentação realizada no evento da Cátedra FIESP–Sorbonne Globalização e Mundo Emergente, na Universidade de Paris 1, na França, que sintetiza algumas questões e dialoga com os capítulos seguintes.

Em outro capítulo – “Brasil Criativo” o livro retoma o conceito de economia criativa como estratégia de desenvolvimento, agora para abordar aspectos abrangentes que incluem um panorama da indústria fonográfica e audiovisual, passando pela relação entre as atividades criativas e o espaço urbano e pela gastronomia, até o impacto de fatores macroeconômicos.

O “Brasil entre Gerações” substitui o “Brasil Jovem” do volume anterior, estabelecendo um diálogo entre as culturas juvenis e o culto à juventude e o envelhecimento da população, uma mudança demográfica sem precedentes e especialmente marcante em países considerados “jovens”, como o nosso. O “Brasil na Novela” traz para o debate a memória televisiva como produto cultural e os casos exemplares das novelas “Avenida Brasil” e “Lado a Lado” que, em dois momentos históricos, abordam o protagonismo das camadas populares.

O “Brasil visto de Fora” discute o país percebido por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a partir da análise das narrativas de governos, de empresas e de publicações nacionais e internacionais. “Brasil visto do Cone Sul”, encerra a obra, tratando do papel do Brasil na composição das identidades contemporâneas latino-americanas e da forma como somos vistos na diplomacia, mercado e mídia, por nossos vizinhos do Sul. Cinco Brasis reunidos para ampliar as possibilidades de pensar um país além dos estereótipos.

Sobre o autorRicardo Zagallo Camargo é professor e doutor em Ciências da Comunicação. Tem especial interesse em questões ligadas à cidadania, criatividade, educação e responsabilidades socioambientais. Desde 2005 atua no Centro de Altos Estudos da ESPM como coordenador e posteriormente diretor executivo, participando da gestão da produção científica, organização de eventos e editoração de publicações derivadas de pesquisas e eventos. É o organizador dos Ciclos ESPM de Comunicação e Marketing, que resultaram na publicação dos dois volumes desta obra.

Livro: Brasil - Múltiplas Identidades – Volume 2
Autor: Ricardo Zagallo Camargo
Edição: Alameda (11 3012-2403)
Preço: R$ 52,00 (p. 316)
ISBN: 978-85-7939-412-6
Formato: 18 x 20 - Brochura- 0,510 kg

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Confira