LIVROS

Historiadores do Nosso Tempo

Textos fundamentais da historiografia contemporânea

Muito interessante e das mais oportunas é a idéia de uma coletânea de estudos sobre historiadores estrangeiros já bastante conhecidos entre nós. Constituída de textos escritos por alguns de nossos melhores historiadores, a presente coletânea reúne estudos sobre alguns dos mais importantes historiadores da atualidade. Trata-se de uma seleção criteriosa e bastante difícil, tanto em relação aos historiadores estrangeiros como do ponto de vista dos historiadores brasileiros convidados a participar do empreendimento.

Oportuna, esta iniciativa coloca ao alcance do leitor, sobretudo docentes e alunos dos cursos de Ciências Humanas em geral, e de História, em particular, textos fundamentais da historiografia contemporânea, isto é, autores e obras que constituem verdadeiros marcos no campo da escrita da História ao longo do último meio século.
 

Inteligente e atual foi também a ideia de colocar em lugar de destaque, no estudo relativo a cada historiador, as obras já publicadas no Brasil. Assim, em lugar de análises voltadas para obras distantes, não raro apenas conhecidas por seus respectivos títulos em línguas estrangeiras, o que se tem aqui é um conjunto de textos produzidos por especialistas brasileiros acerca de autores estrangeiros dos mais importantes e influentes entre nós, textos em que são ressaltados aqueles livros ou artigos já publicados em tradução brasileira.

Boas escolhas, isto é, suficientemente representativas? Pensamos que sim! Claro, sempre haveria outras escolhas possíveis, mas este vem a ser justamente o grande mérito dos organizadores: o de terem ousado escolher alguns nomes, mesmo com o risco de deixar entre os esquecidos outros nomes igualmente significativos. Assim, quem sabe fica para outra oportunidade o resgate dos “esquecidos”.

Sobre os autores: 
Marcos Antônio Lopes é professor na Universidade Estadual de Londrina. Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Publicou Antiguidades modernas: História e Política em Antônio Vieira (Edições Loyola). Pesquisador do CNPq (Bolsista Produtividade em Pesquisa).

Sidnei J. Munhoz é professor na Universidade Estadual de Maringá. Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Co-organizador de Impérios na História (Elsevier/Campus). Pesquisador do CNPq (Bolsista Produtividade em Pesquisa).

Livro: Historiadores do Nosso Tempo
Organização: Marcos Antônio Lopes e Sidnei Munhoz
Preço: R$ 62,00 (336p.)
ISBN: 978-85-7939-040-1 

Compre online na loja Alameda Editorial

Destaques

Últimas notícias