LIVROS

Cinemas "não narrativos"

Experimental e documentário – passagens

Os conjuntos de textos que se reúnem aqui em forma de livro tratam da atualidade da imagem. Na realidade, trata-se de uma análise aprofundada sobre nossa cultura audiovisual que tem como ponto central tratar o cinema como catalisador da sociedade. Este livro mostra em diversos ensaios como a atualidade das imagens torna-se ininteligível sem uma visão analítica constante de diferentes possibilidades.

Assim, os presentes textos estão perpassados por um senso de historicidade e constituem-se de um entra-e-sai na história do cinema, um vaivém reiterado às suas origens. Desse modo, marcados por esse senso histórico, os textos expõem e analisam uma série de linhas discursivas, de debates, polêmicas, tensões, sínteses e metamorfoses pelas quais passou o cinema ao longo de sua trajetória secular.

O livro vai tratar com uma ênfase especial, dois domínios do cinema que, na atualidade, constituem objetos de interesse e discussão, indagação e problematização – os domínios do experimental e do documentário. O experimental é visto sob o impacto dos impasses a que chegou a crítica pós-moderna das vanguardas, tendo seu ideal de novidade e espírito futurista postos sob o selo da regressão e do conservadorismo. Já o documentário é visto como tendo uma posição de relevo na cultura audiovisual contemporânea.

Sobre o autor: Francisco Elinaldo Teixeira é cientista social, ensaísta e fotográfo. Bacharel, licenciado, mestre, doutor e fotógrafo. Bacharel, licenciado, mestre e doutor pela FFLCH/USP, pós doutor pela PUC/SP. Foi chefe do departamento de Cinema e, atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Multi-meios do instituto de Artes da Unicamp.

Livro: Cinemas “não narrativos”
Assunto: Cinema
Autor: Francisco Elinaldo Teixeira
Preço: R$ 68,00 (327 páginas) – 15,7 x 23,0 – Brochura – 0, 470 Kg
Profundidade: 1,5 cm
ISBN: 978-85-7939-187-3

Compre online na loja Alameda Editorial

Confira

Últimas notícias