LIVROS

A Poesia Completa - Machado de Assis

Finalmente a poesia completa

As poesias de Machado de Assis já mereceram algumas edições, desde 1901, aquela organizada pelo próprio poeta, mas nada que se compare à escala da publicação de sua prosa, especialmente contos e romances. Como sabido, Machado escolheu o que ele considerava o melhor e excluiu muitos poemas, que foram depois recuperados e incorporados por editores e editoras, formando afinal um conjunto que vem sendo chamado de Poesias Completas, embora se constate que continuam mais ou menos incompletas…

Por sua vez a Comissão Machado de Assis, nos idos dos anos de 1950-1960, produziu uma edição crítica das Poesias Completas, restaurando o que seria a última vontade do autor, como o fez com as obras em prosa que Machado havia publicado em vida. Foi restaurada, com texto confiável, a edição de 1901.

Nesse século decorrido, diversos e cuidadosos pesquisadores – merecendo realce Raimundo Magalhães Jr. e Jean-Michel Massa, entre outros – examinaram jornais e revistas (e mesmo documentos particulares) do século xix e levantaram muitos textos “desprezados” ou “esquecidos” e os fizeram integrar às poesias machadianas.

Esta nova edição incorpora tudo o que até agora se conhece dessas poesias, oferecendo preciosas notas de esclarecimentos, tanto das origens e publicação, quanto de problemas de linguagem, cortes, modificações e dúvidas. Trata-se pois de edição cuidadosamente anotada pela jovem pesquisadora Rutzkaya Queiroz dos Reis, tudo feito no âmbito de pesquisas na Universidade de Campinas. Foi incorporada, pela primeira vez em livro, até mesmo a paródia machadiana de fragmento do Inferno da Divina Comédia, de Dante, recuperada em pesquisa de Eugênio Vinci de Moraes, existindo referência anterior a ela, mas não sua transcrição, em Raimundo Magalhães Jr.

Com esta edição – produto de esforços comuns da Edusp e da Nankin Editorial – os pesquisadores, estudiosos e poetas do Brasil e de alhures terão acesso à Poesia Completa em edição plenamente confiável, com tudo o que até hoje foi encontrado e publicado, ou não.

Completa este volume uma considerável fortuna crítica da época das publicações dos livros de poemas de Machado, contribuição esclarecedora da repercussão então alcançada. Vale notar que Machado de Assis cuidou com carinho e atenção de sua poesia, diferentemente do que certa tradição crítica, meio atrabiliária, veio a firmar, como se ele fosse apenas um mau poeta, ou nem de fato poeta fosse…

A Poesia Completa - Machado de Assis
Edição: Rutzkaya Queiroz dos Reis
Preço: R$ 100,00 (752 páginas)
ISBN 978-85-7751-051-1




Compre online no loja Alameda Editorial

Confira