À ESPERA DA VERDADE

Pesquisadores lançam livro sobre apoio de empresários e juristas à ditadura

Coletânea de artigos e documentos remonta participação de civis no golpe de 64 e na articulação com ditaduras de países vizinhos

Nesta quarta-feira, às 19 horas, acontece na zona oeste de São Paulo o lançamento, pela Alameda Editorial, do livro À Espera da Verdade – Empresários, juristas e elite transnacional – Histórias de civis que fizeram a ditadura militar. A obra traz documentos inéditos sobre a ditadura no Brasil e a participação de civis que ajudaram a viabilizar o regime militar no país.

Organizado por um grupo de cinco pesquisadores de diferentes áreas – história, jornalismo, direito e relações internacionais - que colaborou com a produção de material que subsidiou as investigações da CNV (Comissão Nacional da Verdade), o livro é uma coletânea de artigos publicados nos sites Última Instância e Opera Mundi.

Os textos contam, principalmente, histórias sobre a influência de pessoas e setores da sociedade civil na ditadura e no apoio à conspiração que culminou no golpe de estado que depôs o presidente João Goulart em 1964.

O livro traz documentos como listas de empresas que apoiaram financeiramente o golpe e explica, até mesmo por meio de organogramas, como funcionava a parceria entre militares e empresários que sustentou a ditadura no poder por 21 anos. Outro aspecto explorado é a influência dos civis nas articulações do regime militar brasileiro com empresas estrangeiras e outras ditaduras de países vizinhos.

“À Espera da Verdade” demonstra que a ligação estreita entre a elite empresarial e os militares pode ser conferida ainda nos dias de hoje, diante de nossos olhos, até mesmo nas ruas da maior cidade do país. No artigo Ruas da Ditadura, que já foi publicado no Painel Acadêmico, a pesquisadora Joana Monteleone descreve uma série de logradouros em São Paulo que não homenageiam necessariamente os militares que participaram diretamente do regime, mas empresários e até mesmo familiares destes que dão nomes para vias públicas da capital paulista. Uma espécie de homenagem aos civis que sustentavam o governo.

O lançamento de “À Espera da Verdade – Empresários, juristas e elite transnacional – histórias de civis que fizeram a ditadura militar”, acontecerá no bar Canto Madalena, localizado no endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 471, Vila Madalena, São Paulo.

Mais informações sobre o evento podem ser acessadas neste link.

Serviço
À Espera da Verdade – Empresários, juristas e elite transnacional – histórias de civis que fizeram a ditadura militar
Autores: Joana Monteleone, Haroldo Ceravolo, Vitor Sion, Felipe Amorim, Rodolfo Machado.
Preço: R$ 49.
Páginas: 302.
Clique aqui para comprar.

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Confira