LANÇAMENTO

Mulheres na luta armada: protagonismo feminino na ALN

O livro será lançado no dia 17 de agosto na Pequena Livraria da Editora Alameda

A luta armada foi parte importante da resistência contra o regime militar no Brasil. O doutor em antropologia pela USP (Universidade de São Paulo), Ricardo da Silva Queiroz, afirma que "os fatos havidos naquele período estão bem narrados em livros, documentários e outras modalidades de registro histórico. Mas não se havia ainda retirado da obscuridade a participação política daquelas muitas mulheres que teceram uma rede de solidariedade na retaguarda da luta armada". Resgatando a memória e trajetória de feministas que lutaram na ALN, surge o livro "Mulheres na luta armada: protagonismo feminino na ALN (Ação Libertadora Nacional)", de Maria Cláudia Badan Ribeiro. 

Para o escritor e ex-guerrilheiro Carlos Eugênio Sarmento Coelho da Paz, "as mulheres que lutaram contra a ditadura romperam com a sociedade e com suas famílias que as queriam casadas, recatadas e do lar, e foram conquistar seu espaço no mundo. Muitas vezes isso fica oculto pelas lutas feministas europeias e estadunidenses". 

A obra, que segundo Carlos Eugênio "resgata a história da ALN, escondida pela vitimização da luta, e ao mesmo tempo expõe as vidas tão pouco contadas das mulheres brasileiras que pegaram em armas contra a ditadura" será lançada em agosto na Pequena Livraria na Editora Alameda. 

Sobre a autora: Maria Cláudia Badan Ribeiro é Bacharel em Letras (italiano e francês) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-Doutora pelo Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL-Sorbonne Nouvelle) e pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O lançamento do livro, que já está em pré-venda no site, acontecerá na Pequena Livraria da Editora Alameda.

Endereço: Rua Treze de Maio, 353 - Bairro do Bixiga, São Paulo-SP

Data: 17 de agosto de 2018

Horário: 18h30

Confira