LIVROS

Ronaldo Vainfas, um historiador por seus pares

Professor foi homenageado com uma publicação organizada seus orientandos no momento de sua aposentadoria

Ronaldo Vainfas é um dos expoentes da geração dourada de historiadores que renovou a percepção do passado e do presente do Brasil a partir dos anos de 1980. Em “Um historiador por seus pares”, são exploradas suas contribuições para a formação de uma nova visão da história através dos diversos temas aos quais se dedicou - escravidão, cotidiano, religiosidades, sexualidades, Igreja e Inquisição na América, santidades.

O livro foi organizado por três ex-orientandos de mestrado e de doutorado de Ronald, que com a ajuda de outros amigos, colegas, pesquisadores e parceiros, organizam e comentando a obra de Vainfas. São analisados textos como Trópico dos pecados, A Heresia dos índios, António Vieira - Jesuíta do Rei, Traição, entre outros que proporcionam um verdadeiro deleite aos amantes da história e da trajetória do professor pesquisador.

Angelo Adriano Faria de Assis, um dos organizadores que compõe o grupo, explica com o foi o processo de construção da obra. "Uma característica interessante do livro é o fato de não ser uma homenagem póstuma, o homenageado está vivo", ele destaca. 

Assista o vídeo abaixo:


(Painel Acadêmico/Youtube)

Sobre os organizadores: Angelo Adriano Faria de Assis é professor da Universidade Federal de Viçosa. Autor de Macabeias da Colônia (Alameda, 2012) e Edificar e Transgredir (Paco, 2016), organizado em conjunto com Aldair Rodrigues, Pollyanna Gouveia e Yllan de Mattos.

Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz é professora da Universidade Federal do Maranhão. Autora de Inquisição e Justiça Eclesiástica (Paco, 2013), organizado em conjunto com Yllan de Mattos, e Réus de Batina (Alameda, 2017).

Yllan de Mattos é professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus de Seropédica. Autor de A última Inquisição (Paco, 2012) e A Inquisição contestada (Mauad-x/Faperj, 2014).

Livro: Um historiador por seus pares: trajetórias de Ronaldo Vainfas

Organizadores: Angelo Adriano Faria de Assis, Pollyanna Gouveia Mendonça e Muniz Yllan de Mattos

Edição: Alameda (tel. 11 3862-0850)

ISBN: 978-85-7939-410-2

Formato: Formato: 15x24cm

Confira