LIVROS

Livro explica como o Japão recuperou sua imagem perante a comunidade internacional

Conversamos com Paulo Watanabe, autor de “Segurança e Política externa do Japão no pós-Segunda Guerra Mundial”

Em “Segurança e Política externa do Japão no pós-Segunda Guerra Mundial”, publicado pela Editora Alameda em 2017, o professor Paulo Daniel Watanabe procura responder exatamente quais foram os mecanismo usados pelo governo do Japão para reconquistar a relevância no cenário político internacional.

Para Paulo, o Japão é um verdadeiro exemplo de desenvolvimento para qualquer país que queira se espelhar. O autor lembra que após a Segunda Guerra Mundial, a nação nipônica saía como derrotada e não tinha perspectiva de voltar a ter voz na comunidade internacional.  “Havia poderio econômico, mas ainda pouca voz na comunidade”, explica Paulo. 

De acordo com Watanabe, a Constituição japonesa também impedia o país de usufruir de forças armadas, o que forçou o país a investir em tecnologia, ciência e, sobretudo, em educação. Para o autor, ao comparar a nação nipônica com o Brasil, ele nota que havia uma dependência dos fatores econômicos nos dois países, especialmente que fizeram com que o Brasil entrasse para os BRICS.

Sobre o Brasil, o autor arrisca dizer que o país não conseguirá recuperar sua imagem perante a comunidade internacional enquanto misturar as políticas partidárias com as políticas específicas de estado e, ainda, esbarrando em questões ideológicas. Watanabe reforça dizendo que nenhuma política externa séria pode se desenvolver enquanto o governo continuar a “utilizar o Itamaraty como moeda de troca no Senado”.

O tema proposto por Paulo D. Watanabe é inédito na literatura brasileira, para ele, o apoio da FAPESP para financiar sua pesquisa e publicação se devem a isso.

SEGURANÇA E POLÍTICA EXTERNA DO JAPÃO NO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Autor: Paulo Daniel Watanabe*

Número de páginas: 226

Preço: 48,00

ISBN: 978-85-793-9317-4

Paulo Daniel Watanabe é professor universitário e doutorando e autor do livro m Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) na área de Segurança Internacional. Mestre em Relações Internacionais pelo mesmo programa. Especialista em Negociações Econômicas Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

 

 

 

Confira