DICAS DE PORTUGUÊS

Como o pleonasmo deve ser utilizado?

Assista vídeo sobre o tema com explicações de João Bolognesi, professor de Língua Portuguesa do Damásio Educacional

Repetir a mesma informação é muito comum na linguagem oral dos brasileiros. Conhecida como pleonasmo, a prática é aceita em alguns casos, mas deve sempre ser evitada.

“Usar o pleonasmo deve ser algo comedido. Há pleonasmos que são aceitos, mas a maioria passa sim a ideia de erro gramatical e, portanto, devem ser evitados”, explica João Bolognesi, professor de Língua Portuguesa do Damásio Educacional.

Para auxiliar candidatos que prestarão concursos públicos, publicamos, em parceria com o Damásio Educacional, o Painel Acadêmico publica vídeos com explicações sobre pontos específicos, dúvidas e esclarecimentos feitos por especialistas.

Clique na imagem abaixo e assista a explicação completa do professor João Bolognesi sobre o pleonasmo na Língua Portuguesa:

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos: