EU PASSEI

Renata Queiroz: 'Por não dispor de muito tempo até a prova, cheguei a estudar mais de 10 horas por dia'

A funcionária do Tribunal de Contas de Rondônia fala sobre sua experiência no concurso

Nome: Renata Queroz.

Cargo concursado que ocupa: Atualmente, sou Técnica de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, na função de Diretora de Controle II.

Por que escolheu a carreira? Escolhi a carreira pública pela estabilidade no emprego.

Que ano passou no concurso? Passei em 2007, mas só fui convocada em 01/04/2008, mesmo tendo passado em terceiro lugar.

Como organizava seu tempo de estudo? Comecei a estudar depois do aberto o edital, ou seja, mais ou menos 2 meses antes da prova, portanto, não tive muito tempo disponível.

Foquei todo o meu horário livre nos estudos, pois trabalhava como professora de inglês à tarde. Fui bem radical. Não atendia ao telefone, dei um tempo nas redes sociais, não saía aos fins de semana, dormia pouco e estudava todos os dias. Preferia ir à biblioteca, pois rendia mais. Chegava, geralmente, às 8 da manhã, almoçava por lá e saía já para lecionar às 14h. À noite estudava até de madrugada. Cheguei a estudar mais de 10 horas por dia, pois como disse não dispunha de muito tempo, já que a prova seria em menos de dois meses.

O que mais gosta na instituição? O trabalho no Tribunal de Contas do Estado é muito gratificante pelo viés social, além das vantagens oferecidas. O ambiente de trabalho é muito bom. O expediente é de 6 horas corridas de 7:30 as 13:30. São ofertados vários cursos para aprimoramento das atividades que desenvolvemos.

O que gostaria de mudar na instituição? O número de comissionados (servidores sem concurso) que a meu ver, ainda é bastante alto.

Qual seu objetivo profissional? Meu objetivo profissional é chegar ao Ministério Público de Contas, por meio de novo concurso para Procurador do Parquet de Contas. Em curto prazo, minha meta é passar no Exame da Ordem em novembro.

Onde se formou, em que ano? Formei-me em Belém na Universidade Federal do Pará no ano de 1995 em Turismo e estou no último período do curso de Direito da Faculdade São Lucas em Porto Velho-RO.

Lembra qual a sua colocação no concurso? Terceiro lugar.