Carreiras

“A independência funcional foi um dos elementos que me levou a escolher essa carreira”, diz defensor público

Nome: Jairo Salvador Souza

Cargo concursado que ocupa: Defensor Público do Estado de São Paulo

Por que escolheu a carreira?
Desde que ingressei no curso de Direito desejava ser Defensor Público. Entendia que, dentre as carreiras jurídicas, seria a que melhor poderia atuar em prol dos mais necessitados. A possibilidade de desenvolver uma carreira com possibilidade de modificar a dura realidade dos excluídos também foi fator decisivo para a escolha. Outro fator que determinou a escolha foi a independência funcional e autonomia da Instituição, instrumentos essenciais para o cumprimento da missão institucional de proporcionar o verdadeiro acesso à justiça à população pobre de nosso país.

Que ano passou no concurso?
2007.

Como organizava seu tempo de estudo?
Estudava todos os dias, pelo menos quatro horas por dia (estudava e trabalhava). Aos finais de semana, estudava de 12 a 16 horas, por dia. Fiz um roteiro de estudo que seguia fielmente, dividindo as matérias por dias da semana (por exemplo: 2ª feira – Direito Civil e Processo Civil, 3ª Feira – Direito Penal e Processual Penal etc.). Nos finais de semana, fazia revisões e simulados de provas.

O que mais gosta na instituição?
O ambiente de trabalho, a liberdade criativa e o respeito à população.

O que gostaria de mudar na instituição?
Gostaria que houvesse mais defensores, para que o modelo constitucional de assistência jurídica pública fosse realmente implementado em todo o país.

Qual seu objetivo profissional?
Conseguir desenvolver com qualidade minhas atribuições, proporcionando a melhor assistência jurídica aos usuários da Defensoria Pública.

Onde se formou, em que ano?
Centro Universitário Moacyr Srder Bastos, no Rio de Janeiro, 2005.
Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos: