Artigos

Os caminhos do concurso público


A constante procura pelos concursos públicos demonstra o quão atrativo é uma carreira pública, seja de qual área for.


Curiosamente, de tempos em tempos, esta máxima sempre prevalece, onde uma crescente demanda sempre se destacou nesta seara.


Por certo, que os motivos são diversos, dentre eles, da estabilidade financeira, funcional e social. É que, eventuais alterações econômicas, políticas, jurídicas, enfim, são incapazes de fragilizar a carreira pública, dotada de blindagem legal.


Certamente, a motivação é a palavra-chave para esse intento, já que uma carreira de sucesso prescinde do necessário foco impregnado na vontade do candidato, que almeja uma substancial mudança de vida.


Associado a motivação, evidente que toda busca requer um formatado planejamento, de modo a concretizar os passos de uma caminhada a ser certeira ao final. Logo, motivação e planejamento, são importantes ferramentas pessoais nessa especial empreitada.


As carreiras jurídicas, bem como, as estatais de gestão, detêm uma grande procura nos cursos preparatórios, seja pelos altos vencimentos, seja pelo status do cargo, contudo, na grandiosidade da procura, certamente a concorrência será o divisor de águas nesta rota.


Pelo planejamento, a dosagem do tempo, a coleta do material e a centralização dos estudos, também são flechas importantes de serem lançadas, a fim de bem concatenar os estudos e levar o atirador ao acerto de todos os pontos.


Também, as atualidades, o estudo de todo um edital, bem como, a análise de provas pretéritas, certamente coloca o candidato motivado e bem planejado em posição de vantagem.


Inexiste formula magia para o sucesso de tal empreitada, já que, a busca de um sonho requer mão na massa e persistência exaustiva, mesmo que na caminhada, ocorram quedas, contudo, mantendo viva a motivação, eventual caída será incapaz de anular a busca de uma mudança de vida.


Toda construção, parte de um sonho, uma ideia, ou seja, a semente para um rotineiro plantio e uma coleta futura. Assim como as intempéries agem na plantação, expondo as sementes a todos os momentos de transformação, também o candidato certamente passará por diversos momentos.


Mantendo acesa a chama da motivação, evidente que qualquer planejamento começa exitoso, pois, galgado em base sólida. Afinal, conforme lúcida lição do Professor Willian Douglas "não se iluda, pois só atingirá o pico da montanha se estiver decidido a enfrentar o esforço da caminhada”.

Últimas notícias